Resenha, JK Cast #161


JK Cast #161


 Quando o papel moeda e moedas metálicas deixam de ser emitidas no mesmo ritmo que vinha até certo ponto da economia, a taxa de juros aumenta, para equilibrar a inflação, impactando na contração de crédito.


Àqueles acostumados e disciplinados a pagar as contas à vista, seja no débito automático ou no cash, não sentem o impacto desta tendência digital. Devido a isto, a maior camada da população não se desagrada desta forma de investimento.


Mas, para os grandes investidores, empresas e governo, quando a taxa de juros está muito elevada (hoje em 13,4%), é complicado olhar para o mercado a longo prazo, e fazer negociações que signifiquem pouco risco para o patrimônio, nem é possível observar uma postura mais protecionista. Diferentemente de aplicações na Bolsa de Valores, que não são necessariamente afetadas por negociações voláteis e de perfil mais agressivo, os investimentos no Tesouro Direto necessitam de maior estabilidade econômica e menor níveis de inflação.


Algumas economias, como a Argentina, optam por manter o papel moeda como parte de sua cultura e finanças. A população é encorajada a comprar jornal paperbased, pagar o cafezinho, artigos nos kioskos e o metrô com papel moeda e moedas metálicas. A população que trabalha tradicionalmente nas ruas e coletam muitas moedas, trocam suas moedas por notas nos kioskos, até o último horário de fechamento no metrô às 2 da manhã, para que os kioskos troquem as moedas por notas na bilheteria do metrô pela manhã. As moedas são feitas de troco no metrô, e todo esse sistema de troca mantêm a Casa da Moeda com fluxo saudável.


Em contrapartida, outras economias como o Brasil, equilibram a defasagem de produção de papel moeda e moedas metálicas no sistema, através de investimentos à curto prazo no Tesouro Direto. No entanto, se a taxa de juros permanece alta como a atual, à longo prazo pode haver inflação na economia que adota sistemas de investimento como este, devido ao custo que isto significa à Dívida Pública.


O professor JK finaliza dizendo que essa política de altos juros, que imprime pouco cash, forçando uma economia que investe predominantemente na Dívida Publica não favorece nem os investidores, e na verdade, tampouco à população, devido à proeminência pungente da volta à índices de inflação.


www.josekobori.com.br - muito bom, eu recomendo.


Atenciosamente,


Thaís Fernanda Ortiz de Moraes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RACHADINHAS

The Spice Trade Agreements in India

Interpol2 - o golpe que atrasou o século