CONTEUDISTA - CHECK-IN AIRPORT

 


1)AT THE AIRPORT: CHECK-IN AGENT'S PHRASES


NÃO SE ENGANE


ESSA AULA, APESAR DO MATERIAL DENSO PARA LER É FACÍLIMA DE SER DADA, INCLUSIVE PARA INICIANTES


MAS, PARA VOCÊ SER BEM-SUCEDIDA COM ESTA AULA, VOCÊ PRECISARÁ LER ESTE ARQUIVO INTEIRO E SEM PARAR PARA BEBER ÁGUA, 3 A 4 VEZES AO DIA E FAZER ANOTAÇÕES EM UM CADERNO SOBRE SUAS DÚVIDAS


E +++


PRECISARÁ ESTUDAR COMIGO PESSOALMENTE OU NO ZOOM EM VÍDEO CONFERÊNCIA 2 VEZES POR SEMANA PARA ACERTAR ALGUNS DETALHES DE PRONÚNCIA, PARA QUE VOCÊ SE SINTA MAIS À VONTADE AO LER AS FRASES.


OS ALUNOS SERÃO INCENTIVADOS A FAZER ANOTAÇÕES DURANTE A AULA DE EXPLICAÇÃO CORRIDA, PARA ACOSTUMAREM-SE AO RITMO UNIVERSITÁRIO, EM QUE O PROFESSOR EXPÕE A AULA, E ABRE PARA PERGUNTAS MEDIANTE ÀS ANOTAÇÕES.




========LEIA TUDO POR FAVOR PORQUE ME DEU TRABALHO PARA FAZER


ESSA AULA ENSINARÁ 3 FRASES DE AGENTES DE AEROPORTO NA HORA DO CHECK-IN. VOCÊ DEVE PEDIR AJUDA A ALGUM ALUNO SE NÃO SOUBER PRONUNCIAR AS PALAVRAS EM INGLÊS. LEMBRANDO QUE: SE TRATA DE GRAMÁTICA ELEMENTAR MUITO SIMPLES, E SE VOCÊ SE ESFORÇAR UM POUQUINHO MAIS, IRÁ CONSEGUIR FALAR A PRONÚNCIA, MESMO QUE HAJA UM POUCO DE SOTAQUE CARREGADO NO PORTUGUÊS. NÃO HÁ PROBLEMA ALGUM EM FALAR INGLÊS COM SOTAQUE CARREGADO DE OUTRO IDIOMA. OS INDIANOS E LATINOS FALAM ASSIM EM NOVA YORK E CONSEGUEM TRABALHAR E SER ENTENDIDOS NORMALMENTE. ALÉM DISSO, OS NORTE-AMERICANOS ESPECIFICAMENTE NÃO SE OFENDEM E ADMIRAM QUEM SE COMUNICA BEM SEM DEIXAR A CARACTERÍSTICA DE SEU IDIOMA, TENTANDO FRACASSADAMENTE "SER FLUENTE COMO ELES".

SEUS ALUNOS QUE TEM MENOS HABILIDADE, NÃO SENTIRÃO MUITO PROBLEMA EM SEU SOTAQUE, PORQUE ELES NÃO SABEM NADA MESMO.

MAS,

PARA QUE VOCÊ SAIBA PELO MENOS LER A FRASE COMPLETA SEM GAGUEJAR, TERÁ SIM QUE FAZER A PRONÚNCIA COM UMA TEACHER (QUE EU GOSTARIA QUE FOSSE EU PARA VOCÊ PODER ME PAGAR), MESMO QUE SEJA NO ZOOM (VÍDEO CONFERÊNCIA) 2 VEZES POR SEMANA.


+ 1 COISA:


ESTUDE PELO COMPUTADOR NO ARQUIVO NOTEPAD E IMPRIMA NO ARQUIVO WORD, POIS O NOTEPAD TEM VISUALIZAÇÃO MAIS SIMPLES E DE FÁCIL ABSORÇÃO.




Leia em inglês e peça repetição 3 vezes:


- Can I see your passport and ticket please?


POSSO VER SEU PASAPORTE E PASSAGEM POR FAVOR?


Explicação:


USAMOS O VERBO CAN PARA PEDIR PERMISSÃO OU EXPLICAR QUE SABEMOS ALGUMA HABILIDADE:


----I can dance and sing very well---


(eu sei dançar e cantar muito bem)


CONTINUE NO SCRIPT:


NA FRASE:


Posso ver seu passaporte e passagem por favor?


CAN I SEE YOUR PASSPORT AND TICKET PLEASE?


QUE TIPO DE SENTENÇA É ESSA?:


É UMA: - AFFIRMATIVE /,/ - NEGATIVE /ou/ - INTERROGATION


NA INTERROGATION, SEGUIMOS A REGRA PRÁTICA DE MOVER O VERBO AUXILIAR PARA A FRENTE DO SUJEITO.


QUEM É O SUJEITO DA FRASE: 


CAN I SEE YOUR PASSPORT AND TICKET PLEASE?


o I ou o Your?


QUEM VAI VER O PASSAPORTE DE QUEM? I ou Your?


"I"


ENTÃO, O MODAL "CAN" SEGUE AFRENTE DO SUJEITO "I", que pratica a ação de ver o passaporte, isto é: o pronome "I" está conjugando o verbo "ver", e o modal CAN (que age como um auxiliar, mas não tem tempo específico de passado, porque se trata de um modal e não de um outro tipo de verbo), segue afrente do sujeito.


Se a frase fosse negativa, poderíamos usar o modal CAN'T ou CANNOT>


Por exemplo:


I can't seem to find my passport in my bag. Wait a minute please.


EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR MEU PASSAPORTE EM MINHA BOLSA. ESPERE UM MINUTO POR FAVOR.



Na afirmativa, utilizamos somente o modal + verbo, como no exemplo


I can dance and sing very well


EU SEI DANÇAR E CANTAR MUITO BEM.


Então leia em inglês e depois português para eles a discussão proposta:


We speak about o sujeito "I"


(Estamos falando do sujeito "Eu")


The word most spoken in English is the pronoun "I"


A PALAVRA MAIS REPETIDA NO IDIOMA INGLÊS É O PRONOME "I"


Saibam que essa repetição deixa as pessoas egoístas e egocêntricas, porque tudo o que elas pensam sobre o mundo e as pessoas, está conjugado na primeira pessoa dentro da cabeça delas, no íntimo de seu pensamento.


SO, THERE ARE WAYS TO COMMUNICATE BETTER


(Então há formas melhores de se comunicar)


For example:


POR EXEMPLO:


QUANDO FALAMOS ALGO SOBRE ALGUÉM, NÃO CONJUGAMOS COM "YOU"/"VOCÊ". CONJUGAMOS COM HE/SHE/IT // ELE/ELA/ISSO


"As pessoas tem direito de ser elas mesmas. Se você for criticado, se sentirá mal, não é verdade?".


fica melhor:


"As pessoas tem dieito de ser elas mesmas. Se ele for criticado se sentirá mal, não é verdade?"


[People have right to be as they prefer. If he or she is criticized he feels bad, won't he?]


ou


DIZER QUE EU NÃO GOSTO DE VOCÊ PORQUE VOCÊ É DIFERENTE DE MIM TRATA-SE DE UM EUFEMISMO.


mas é melhor dizer:


If I say I don't like someone because he is different than me, it is an euphemism.



MAS ATENÇÃO:


Quando falamos algo que queremos dizer a alguém do fundo do coração, utilizamos YOU/VOCÊ, independentemente da pessoa estar perto ou se estamos falando dela a alguém.


FOR EXAMPLE:


Eu queria dizer algo positivo, como o quanto quero ajudar você com tudo o que você precisa sem restrição porque eu amo você de verdade e acredito que o amor é abundante materialmente também. Queria poder dizer e fazer isso a Thaís.


I WANTED TO SAY SOMETHING ASSERTIVE, LIKE, THAT I WANT TO HELP YOU WITH EVERYTHING YOU NEED WITH NO RESTRICTIONS BECAUSE I LOVE YOU TRULY AND I BELIEVE THAT LOVE IS ENDLESS MATERIALLY SPECIALLY. I TRULY WISH I COULD SAY THAT AND DO ACCORDINGLY TO THAÍS.


Mas, voltando ao check-in do aeroporto...


- How many bags are you checking sir?


QUANTAS MALAS VOCÊ ESTÁ DESPACHANDO SENHOR?



Neste caso falamos de quantidade.



Há coisas que podemos contar com números, como bananas, laranjas e panelas. Neste caso, usamos o HOW MANY + objetos no plural + verbo conjugado como interrogativa (verbo auxiliar antes do sujeito = lembra do exemplo anterior? CAN I SEE YOUR PASSPORT AND TICKETS PLEASE? , o modal CAN antes do verbo conjugado junto ao sujeito?


ENTÃO


aqui se trata do verbo ARE, que não é um modal, portanto, segue afrente do sujeito. 



MAS


se o objeto em questão não forem malas, ou cadernos ou canetas, ou qualquer outro objeto que possamos levar ao plural com o acréscimo de "S" à palavra, ele é incontável, e a pergunta de quantidade se refere a uma medição e não a um número. Por exemplo:



HOW MUCH MONEY DO YOU NEED TO FEEL LOVED?


(as much as I have asked for)


[Quanto dinheiro você precisa para se sentir amada?]


(tanto o quanto eu tenho pedido)


ATENÇÃO:


A palavra dinheiro não se conta numeral. Contamos a moeda local de cada país. A palavra dinheiro não recebe plural.


outros exemplos de objetos que não contamos:


quem sabe o que é RICE em português? - ARROZ

quem sabe o que é WINE em português? - VINHO

quem sabe o que é LAZY em português? - PREGUIÇOSO

quem sabe o que é FOAM em português? - ESPUMA

quem sabe o que é LOVE em português? - AMOR

quem sabe o que é BEAUTY em português? - BELEZA

quem sabe o que é ENVIOUS em português? - INVEJOSO


Portanto,


LÍQUIDOS

SENTIMENTOS

E QUANTIDADES À GRANEL SÃO MANTIDAS COM PERGUNTA DE QUANTIDADE "HOW MUCH"?


----


E NO CHECK IN DO AEROPORTO...


- Do you have any carry-on luggage? // Do you have any hand luggage?


VOCÊ TEM BAGAGEM DE MÃO? (as duas perguntas em inglês significam a mesma coisa)


BEM


PARA SENTENÇAS COM VERB TO BE (ARE, AM, IS), NÓS FAZEMOS PERGUNTAS SOMENTE COLOCANDO O VERB TO BE = ARE, AM, IS AFRENTE DO SUJEITO (ARE YOU // AM I // IS HE, SHE, IT). OUTROS VERBOS, UTILIZAMOS O AUXILIAR, DEPENDENDO DO QUE QUEREMOS DIZER.


COMO VIMOS, SE FALARMOS DE ALGUMA HABILIDADE, UTILIZAMOS O MODAL "CAN", QUE É UM TIPO DE AUXILIAR TAMBÉM.


O AUXILIAR "CAN" VAI PARA A FRENTE DO SUJEITO.


MAS, DIFERENTEMENTE DE SITUAÇÕES DE HABILIDADE E POSSIBILIDADE, EM QUE UTILIZAMOS O MODAL CAN TAMBÉM DA AFIRMATIVA (I CAN DANCE AND SING VERY WELL), QUANDO SE TRATA DE UMA SITUAÇÃO TRATANDO DO MOMENTO PRESENTE QUE NÃO SIGNIFIQUE O ATO DE ESTAR PRATICANDO AQUELA AÇÃO, MAS DESCREVE UM FATO CUJO VERBO É UMA AÇÃO ALÉM DE SER OU ESTAR, UTILIZAMOS O AUXILIAR DO.


TIPO ISSO:


I am carrying my only one bag with me in the plane.


(Eu estou levando minha única mala comigo na aeronave)


O sujeito está praticando a ação de levar a mala de mão somente, e esta ação continuada utiliza a estrutura:


Sujeito (I) + verbo gerúndio / ing (carrying do verbo to carry = carregar) + complemento que explica o gerúndio.



Mas na frase onde o verbo não é SER OU ESTAR, como no exemplo HAVE acima, no PRESENTE INTERROGATIVO utilizamos o auxiliar DO antes do Sujeito:


- Do you have any carry-on luggage?


SE A FRASE FOSSE NEGATIVA, UTILIZARÍAMOS O DON'T ANTES DO VERBO DE AÇÃO E APÓS O SUJEITO:


- I DON'T CARRY HAND LUGGAGE WHEN I TRAVEL TO RIO DE JANEIRO.


(Eu não carrego bagagem de mão quando viajo para o Rio de Janeiro).



Mas se a frase for afirmativa, e neste caso diferentemente do modal "CAN", que é utilizado na afirmação também, nos casos de PRESENTE SIMPLES, fala-se somente o verbo de ação após o sujeito. Então, muitas vezes, utilizamos um ADVÉRBIO DE FREQUÊNCIA para indicar que falamos do presente. 


QUAIS SÃO OS VERBOS DE FREQUÊNCIA?


Os mais utilizados:



always = SEMPRE, 

usually (or normally) = NORMALMENTE, 

often = COM FREQUÊNCIA, 

sometimes = ÀS VEZES, 

rarely = RARAMENTE, 

never = NUNCA


Por exemplo:


"I SOMETIMES FEEL UPSET BECAUSE I DON'T HAVE ENOUGH MONEY"


(Às vezes eu fico irritada porque não tenho dinheiro o suficiente)



"I NEVER CARRY HAND LUGGAGE WHEN I TRAVEL TO RIO DE JANEIRO."


(Eu nunca carrego bagagem de mão quando viajo ao Rio de Janeiro)


E, neste caso, a frase é de sentido negativo, mas como utilizamos o advérbio de tempo "never = nunca", o verbo de ação "CARRY = carregar" fica sem o auxílio do auxiliar don't, pois o sentido conotativo de "never" significa a negação ao verbo automaticamente.



-------


TERMINE A AULA COM O EXERCÍCIO IMPRESSO ANEXADO AQUI A ESTA MENSAGEM.


----


SE VOCÊ SIMPLESMENTE LER ESTE ARQUIVO INTEIRO, MANTENDO CONTATO VISUAL, A AULA SAI EXCELENTE. MAS, PARA CONSEGUIR LER COM NATURALIDADE, VOCÊ PRECISARÁ LER O ARQUIVO INTEIRO EM VOZ ALTA 3 A 4 VEZES POR DIA E FAZER AULA NO ZOOM COMIGO 2 VEZES POR SEMANA.


EU PUBLICAREI ESSAS AULAS NO MEU BLOG, PARA TER SALVO COMO DOCUMENTO DE MINHA AUTORIA, PORQUE TENHO MUITO ORGULHO DE SER UMA EXCELLENT TEACHER.


O EXERCÍCIO IMPRESSO DEVE SER FEITO ORALMENTE, CADA ALUNO LENDO UMA FRASE E O PROFESSOR COLETANDO DIFERENTES RESPOSTAS COM A EXPLICAÇÃO DO ALUNO PARA AQUELA ALTERNATIVA ESCOLHIDA POR ELE.



NO EXERCÍCIO IMPRESSO, PESQUISE NO SEU DICIONÁRIO SOMENTE AS PALAVRAS A QUAL SE REFERE O EXERCÍCIO. POR EXEMPLO, SE FOR UM EXERCÍCIO DE GERÚNDIO, SOMENTE PESQUISE A TRADUÇÃO DAS PALAVRAS _ING. 

COMO HOMEWORK/LIÇÃO DE CASA, PEÇA PARA QUE ELES TRADUZAM 4 FRASES DE CADA EXERCÍCIO. LEVE AS TRADUÇÕES PARA CASA, E ME ENTREGUE PARA CORRIGIR PARA VOCÊ POR $$$.


E, no blog:


As escolas de idiomas precisam receber visita de controle de qualidade por parte de consultorias de idiomas in-company, pois os alunos fazem o curso nestas escolas e não aprendem nada porque os teachers são obrigados a fazer de acordo com o livro da escola, sem abertura para preparar a aula, como estou preparando estas aqui. A consultoria de idiomas deverá  preencher relatórios e indicar treinamentos que a própria consultoria irá aplicar aos teachers, evitando demissões precoces do quadro docente dos cursos de idiomas, o que gera desemprego em massa.




ALL MY LUV,


THAÍS FERNANDA ORTIZ DE MORAES

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