Dia do surdo

 Hoje, dia do surdo, eu inicio a tarde com uma denúncia e uma crítica severa ao sistema de tratamento ao surdo no Brasil.


Há mais de 10 anos o Brasil entrou em Acordo Comercial com os Estados Unidos para a compra e instalação de aparelhos para surdez coclear, que são instalados no crânio do surdo. Este Acordo Comercial ainda vigente prevê como benefício à população geral, o upgrade e atualização tecnológica de grande parte da telefonia Brasileira, inclusive a oficialização de sinais clandestinos na periferia, usados pelo narcotráfico, além da importação de diversos produtos em tecnologia para toda a população.


Estes aparelhos chegaram, cerca de centenas de milhares, mas nunca foram instalados nos surdos do Brasil. A alegação do governo, é que o SUS não tem leitos disponíveis para o atendimento, e o surdo já está se comunicando massivamente através da LIBRAS no Brasil.


O governo acreditava que somente a compra destes aparelhos seria suficiente para nosso avanço tecnológico no Acordo Comercial. Essa ilusão é enganadora e cruel por 2 principais motivos: a estrutura de tecnologia somente acontecerá neste caso, quando o surdo for habilitado ao uso do aparelho coclear, adaptando e elevando todo os nossos sistemas urbanos no processo. Além disso, a LIBRAS não é um sistema de comunicação pleno, e um tanto o quanto rudimentar. Há muitas e diversas possibilidades de tratamento tecnológico disponível ao surdo no mercado hoje, que possibilita a ele a audição ainda que parcial. O Acordo Comercial firmado pelo Brasil em conjunto com os Estados Unidos garante o acesso gratuito à tecnologia coclear, que garantiria melhor qualidade no tratamento da surdez.


Graças ao nosso descaso e negligência, centenas de milhares de aparelhos de surdez estão retidos em galpão do SUS, sem aproveitamento à população que sonha com a habilidade da audição.

A habilitação do surdo à ouvir faz parte integral da inclusão social, digital e de deficientes.



Com todo o meu amor,



Thaís Fernanda Ortiz de Moraes 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Site do Nube terrorista

Greece = England's slush fund on Brazil, China and USA's expenses. (Continuation from "Gaza", previous article earlier today)

Joe Biden inputs the Highest Inflation of USA of all times through Governamental credit card fraud. Be a Republican. Vote for Donald Trump.